[Fechar]
conteudo
conteudo
conteudo

Widget Dicas para Blogs

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

TÍTULOS CANCELADOS GERAM CONFUSÃO

Ao chegarem a seus locais de votação na cidade do Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, centenas de eleitores foram informados de que tiveram seus títulos cancelados. Por serem impedidos de votar, muitos deles foram até o cartório local para esclarecer a situação.

De acordo com o chefe do cartório, Leôncio Tavares Dias, o que aconteceu foi que o TRE indeferiu 334 pedidos de transferência de títulos para a Cidade. A justificativa do tribunal foi o fato de os eleitores não terem comprovado residência no município. Além disso, em 2006, cerca de 100 títulos foram cancelados depois de uma correição extraordinária do TRE no cartório. Os títulos cancelados não haviam sido retirados pelos seus donos.

No entanto, o coordenador da campanha do candidato Alexandre Asfora (PPS) Tadeu de Souza, afirmou que há pessoas que, apesar de já terem votado no município em eleições anteriores, também tiveram títulos cancelados. Ainda de acordo com ele, alguns eleitores que votariam pela primeira vez também enfrentaram a mesma situação.

A juíza Maria Adelaide Monteiro, de Brejo da Madre de Deus, afirmou que vai verificar, caso a caso, os motivos dos cancelamentos de vários títulos de eleitor da cidade.

“Vários motivos levam ao cancelamento do título. Muitos acham que está tudo normalizado, mas nem sempre estão. Vamos verificar o que aconteceu em cada caso e confrontar com o que aponta o sistema da Justiça Eleitoral”, afirmou Maria Adelaide em uma entrevista hoje pela manhã a TV Asa Branca.

“O que pode ter acontecido é que muitos pediram a transferência do título e ela não foi concedida. Como foi publicada a decisão transitada em julgada e ninguém recorreu porque não procuraram saber da situação junto ao cartório eleitoral, só descobriram o que aconteceu no dia do pleito”, explicou o assessor da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos.

Vale salientar que um dos principais motivos desses títulos terem sido cancelados, foi o de muitas pessoas morarem em Santa Cruz do Capibaribe e irem votar no Brejo da Madre de Deus e como não tinham residência fixa na cidade do Brejo, perderam o direito de votar na outra cidade, mais precisamente em São Domingos, onde houve muitos casos.

0 comentários:

© 2008 Por *Templates p/Você*