Apesar de supostas impugnações de candidaturas, de problemas de tentativas de compra de voto e outros problemas judiciais, o período eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe transcorreu tranqüilo, onde uma verdadeira batalha de titãs se fez acontecer, tanto nas candidaturas a prefeito, como nas candidaturas a vereador.
Nas eleições a vereador, a expressiva votação de Deomedes e de Zezin Buxin nos trás surpresas, não que a expectativa fosse que eles não se elegessem, mas foi surpreendente os números que obtiveram. Surpreendente também foi a votação de Dimas Dantas, pois esperava-se que o mesmo tivesse menos votos do que Diogo Moraes e Ernesto Maia. Percebe-se também que a população não aprovou todos que estavam na câmara, pois só reelegeu a metade( Zezin Buzin, Dimas Dantas, Ernesto Maia, Fernando Aragão e Francisquinho), trouxe de volta antigos vereadores(Dr. Nanau e Afrânio) ou novatos( Diogo Moraese Junior Gomes), um caso a parte é Deomedes, nunca se elegeu vereador, mas durante um bom tempo foi suplente.
Já para prefeito, essas eleições vão entrar para a história como a mais bonita e a que supostamente seria a mais disputada( o que na realidade não aconteceu). Nas análises que eu cheguei a fazer e pelas pesquisas que eu sempre ficava sabendo de ambos os lados, dava para caracterizar uma vitória não superior a 1200 votos, não consigo ver outra possibilidade para essa esmagadora vitória de Toinho do Pará de 2.991 votos de frente, do que a entrada de cabeça de José Augusto Maia.
Outra análise que faço é que, os problemas como a pesquisa 23% que saiu no começo da campanha, a falta aos debates por Toinho do Pará alegando cilada, brigas internas dividindo o partido e expondo para a população essa divisão, não afetaram o voto do que chamamos de povão, pois uma larga vantagem de votos dessa, só pode caracterizar isso. Pode caracterizar também que os eleitores santa-cruzenses têm tendência de eleger políticos populistas, só não sei até quando perdurará tais governos dessa natureza. Como diz um amigo meu jornalista: “A política não é uma verdade”.
De qualquer forma política populista ou não, a cidade elegeu o seu novo prefeito: Antonio Figueirôa e continuará tendo um representante na Assembléia Legislativa Edson Vieira.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
ANÁLISE DAS ELEIÇÕES 2008 EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
Postado por Pablo Ricardo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
ja mas pensei q as pessoas de santa cruz fosse tão boba e capaz de eleger toiho do para fazer p q tem gosto pra tudo.mas uma coisa o prefeito não e toinho e sim ze algusto ,as pessoas não se preucupam com a [saude com educaçaõ e nem com o proximo so com o puliticagem e se esquece de votar em quem realmente q fqzer alguma coisa] eu fiz minha parte mas agora tanto fez tanto faz o q o toinho e o resto dos taboquinhas emcopetentes irão fazer.parabens a todos os taboquinhas e enfelis mente apartir de agora não sei onde santa cruz vai parar.espero q em bom lugar.a juventude q pensa deveria ter feito a diferença.ate a proxima burrada. q vc tenha um bom reinado prefeitojose algusto maia pis o prefeito e vc.um abraço
Ah, meu lindo, quem elege o prefeito e os vereadores é mesmo o "povão" como vc disse.E povão são as pessoas conscientes que sentem-se satisfeitos com uma rua calçada, um posto de saúde em seu bairro, um saneamento em sua rua e tantas outras coisinhas como um abraço verdadeiro, um aperto de mão que causam sensibilidade e a população sente-se valorizada.
Toinho é gente como a gente: simples, humilde, mas de um coração gigantesco e isso tá mais que provado nas urnas.O povo quiz e conseguiu!
Vai edson, segue tua vidinha de almofadinha e deixa Santa Cruz em paz! Nossa cidade está em boas mãos!!!!
Mas aprende: dinheiro não é tudo nessa vida meu querido!!!!
O povo gosta de calor humano, de abraços apertados e sinceros!!!!
Por falar nisso, um tabocabraço para todos os bocas entristecidos bem apertado!!!!
edson não perdeu nada, quem perdeu foi o povo de santa cruz ao invez de colocar um candidato preparado que não tem medo de debates, que lutou sozinho e não precisou da ajuda de ¨terceiros¨, colocaram uma cadidato que o prefeito José augusto é quem manipula que não sabe falar e é tambem um burro e analfabeto que não sabe administrar nada, não fez nada pelo pará onde diz que nasceu o que vai fazer por santa cruz?
7 de Outubro de 2008 10:16
quero dizer que Edson não escolheu nascer rico e se ele tem dinheiro é para se gastar mesmo.
quando toinho for representar santa cruz as outras pessoas não querem saber de ¨abraços nem de ¨beijos¨não!!!
E nao são beijos, abraços e calor humano que vai fazer hospitais e fazer com que santa cruz se desenvolva não!!!!!!!!!
nvceAs pessoas deveriam pensar em votar consciente e ñ vender seu voto,eu sei q se "alguém" chegou até um cidadão,um pai ou mãe de família q naquele momento ñ tinha um real e ofereceu algum dinheiro claro q iam aceitar,mais se isso é verdade ou ñ vão descobrir.E os santa-cruzenses ñ deveriam ser tão partidarios,pq votam pelo partido sem ver quem é o candidato,e para as pessoas q reclamam da saude,da segurança,do saneamento etc,e mesmo assim votaram em toinho da pará ñ podem reclamar pq ñ tentaram mudar,talvez se Edson fosse eleito continuaria do mesmo jeito,mas disperdissaram essa chance de mudar e apostaram no candidato q vai fazer o mesmo q o anterior"nada",talvez ele aefalte alguma rua daqui uns 4 anos.Mais a realidade é nua e crua,ja q ele foi eleito temos q aceitar e fazer com q santa cruz cresça cada vez mais.....
Postar um comentário